Que dia o horário de verão vai começar?

Há algumas semanas, o governo federal vem discutindo se o horário de verão vai retornar ou não, ainda neste ano. De acordo com as análises do Ministério de Minas e Energia, em conjunto com o governo Lula, tudo indica que essa alteração está caminhando para acontecer, segundo as informações da Folha de S.Paulo. 

O assunto voltou à tona, após sugestão do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), que reuniu os responsáveis para discutir maneiras de economizar energia, principalmente por conta da seca que vem ocorrendo em várias regiões do Brasil. Suspenso desde 2019, o retorno tem como objetivo principal aproveitar melhor a luz solar natural, com o intuito de reduzir o consumo de energia elétrica.

Quando será oficializado o horário de verão? 

Na terça-feira (08/10), o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, respondeu algumas perguntas dos jornalistas e afirmou que o horário de verão só deve voltar em 2024 se for “imprescindível”: “Isso que estou fazendo é serenidade, equilíbrio, diálogo, para que a gente só faça na imprescindibilidade, se não for imprescindível, vamos esperar o período chuvoso”, disse o ministro. 

Ainda não foi confirmado o retorno da medida, pois é preciso analisar se a quantidade de chuva será o suficiente para manter a energia estável no país: “Estou levando ao limite as discussões para ver se [o horário de verão] precisa mesmo ser esse ano ou se nós podemos esperar o período chuvoso e ver os volumes de chuvas que vamos ter, se forem altos […], se formos abençoados com chuvas aí a gente até evita a necessidade da decretação do horário de verão”, declarou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.