Um eclipse solar é um dos fenômenos astronômicos mais extraordinários, que ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, bloqueando total ou parcialmente a luz solar. Durante esse evento, a sombra da Lua é projetada sobre a superfície terrestre, criando uma faixa de escuridão que se move rapidamente.
Para a alegria de alguns brasileiros, o próximo eclipse solar poderá ser visto em algumas regiões do Brasil, a partir do entardecer da quarta-feira (02/10). Infelizmente, somente uma pequena faixa territorial do globo terrestre poderá observar este evento astronômico como um eclipse solar anular.
Quais serão as cidades do Brasil que poderão ver o eclipse solar?
De acordo com o portal Climatempo, ele estará visível entre às 16h30 e 18h30 (de Brasília), mas o início e fim pode variar dependendo da localização. Os estados que serão contemplados são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio De Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Bahia, em ordem crescente de maior parte do disco solar eclipsado.
Ou seja, as cidades gaúchas poderão ver cerca de 38,15% do disco solar eclipsado, enquanto Goiânia verá apenas 0,02%. Segundo as projeções, a cidade de Chuí/RS será a mais contemplada do Brasil.
Como observar um eclipse solar com segurança?
Apesar de ser algo magnífico, é importante não olhar diretamente para o Sol. A luz solar pode causar danos irreversíveis aos olhos. Por isso, use óculos que possuem filtros especiais que bloqueiam a luz ultravioleta e infravermelha, permitindo a observação segura do eclipse. A observação através de telescópios sem a proteção adequada pode causar cegueira.