O lírio-da-paz é uma planta elegante e fácil de cuidar, sendo bastante popular em várias casas brasileiras. Essa espécie pode trazer vida e beleza para qualquer ambiente. Para mantê-la sempre vibrante e florida, veja abaixo algumas dicas fundamentais para deixar a planta vívida por mais tempo.
Confira também: Guia de flores: Conheça a Gazânia
Para cultivar o lírio-da-paz, precisa saber que é uma planta que prefere a luz indireta. Ao evitar a exposição direta ao sol, isso pode preservar suas folhas e flores. A rega também é algo fundamental para a prosperidade da planta e é preciso manter um solo levemente úmido, mas evite encharcar. A frequência da rega depende da temperatura e umidade do ambiente. Uma boa dica é verificar a umidade do solo antes de regar.
Por ser uma planta que aprecia ambientes úmidos, é preciso encontrar maneiras de umedecê-la, usando por exemplo um umidificador ou colocando o vaso sobre um prato com pedras úmidas. A adubação também pode ser uma boa alternativa, sendo o indicado utilizar adubo líquido específico para plantas ornamentais a cada 15 dias, durante a primavera e o verão. No outono e inverno, reduza a frequência para um mês.
Dicas para ter um Lírio-da-Paz mais bonito
Uma forma de ajudar nesse processo é replantar o lírio-da-paz a cada 2 anos, utilizando um vaso ligeiramente maior e um substrato rico em matéria orgânica. Mas, limpar as folhas também pode ser bastante efetiva para remover a poeira e permitir que a planta respire melhor.
Evite usar água com cloro, que pode prejudicar a planta. Deixe a água descansar por algumas horas antes de regar. Observe sua planta regularmente para identificar a presença de pragas como cochonilhas e pulgões. Se necessário, utilize um inseticida natural.