Os papagaios-do-mar, também conhecidos como puffins, são aves marinhas fascinantes que habitam as regiões costeiras do Atlântico Norte. Com sua aparência única e hábitos peculiares, essas aves conquistaram o coração de muitos amantes da natureza. Além disso, existe outra curiosidade em torno deles e os seres humanos estão envolvidos.
Em uma determinada época do ano, os filhotes precisam encontrar o caminho do mar, mas acabam se perdendo no trajeto, principalmente à noite. Por causa disso, os moradores locais e equipes de resgates tentam ajudá-los e os arremessam dos penhascos para que consigam chegar no local certo, para construírem suas vidas. Essa prática atrai turistas de todo o mundo que saem nas madrugadas com caixas e luvas para terem essa experiência imersiva.
Conheça melhor os papagaios-do-mar
Uma das principais características desse pássaro é ter um bico colorido e robusto, que se assemelha a um papagaio. Suas penas são densas e impermeáveis, permitindo que eles mergulhem nas águas frias em busca de alimento. Outra curiosidade em torno da sua anatomia, é ter os pés unidos por membranas, formando pequenas nadadeiras que os ajudam a se locomover com agilidade debaixo d’água.
A alimentação é baseada em peixes pequenos, crustáceos e moluscos, que caçam mergulhando em águas profundas. Para viverem, constroem ninhos em tocas, utilizando materiais como grama e penas. Apesar de viverem em locais mais isolados, são aves sociais e gostam de ficar em grandes colônias durante a época de reprodução.
Infelizmente, o aquecimento global e o derramamento de petróleo podem ser prejudiciais para sua existência, colocando-os em risco de extinção. A diminuição das populações de peixes, que servem de alimento para os papagaios-do-mar, também os afeta.