Como fazer um jardim de ervas
A prática da jardinagem pode trazer vários benefícios para a sua saúde mental e uma boa forma de começar é fazendo um jardim de ervas na sua casa. Afinal, de quebra você já consegue vários temperinhos naturais para deixar sua comida bem mais gostosa. Confira algumas dicas para plantar ervas em casa.
Escolher um bom local e as ervas
É possível fazer o seu jardim de ervas mesmo se você tiver pouco espaço em casa. Algumas ervas podem até mesmo dividir um vaso, você só precisa reunir plantas com as mesmas necessidades. Por exemplo: não adianta colocar uma erva que gosta de muita água e uma que gosta de pouca no mesmo vaso.
Outra dica importante é: escolha um espaço da casa exposto ao sol. A maioria das ervas se dá bem em um lugar com pelo menos seis horas de luz por dia. Mas não precisa se desesperar se a sua casa não receber muita luz. Coentro, salsa e hortelã são exemplos de ervas que não precisam de tanta luz. Três ou quatro horas por dia já costumam funcionar para elas.
Isole a hortelã
Evite plantar hortelã em vasos com outras ervas. As raízes dela costumam alcançar a de outras plantas, roubando nutrientes e espaço.
Começando a plantar
Você pode começar seu jardim usando sementes ou mudas – a eficiência de cada método depende da erva que você for plantar. As sementes de alecrim, por exemplo, demoram a germinar, então é melhor usa mudas. No caso do coentro, é melhor plantar as sementes – delicadamente esmagadas – diretamente no solo.
Colha com frequência
Suas ervas vão ficar mais bonitas e espessas se você colher com frequência. Segundo o Jardim Park, a melhor forma é colher de amanhã, usando uma tesoura. Só tome cuidado para nunca remover mais de um terço da planta, já que isso pode impedir que ela continue se desenvolvendo.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.