A banana é uma das frutas mais consumidas do Brasil e existem alguns mitos em torno dela, apesar de ser bem nutritiva e uma aliada da saúde. A crença de que comer banana à noite faz mal é um mito que persiste há muito tempo. Porém, não há evidências científicas que comprovem que consumir banana antes de dormir cause algum problema de saúde.
Confira também: Veja como plantar e cuidar do Cravo-francês com papel semente
Ao contrário do que dizem, a banana pode ser benéfica principalmente à noite. Ela pode melhorar o sono, por ter propriedades como triptofano, um aminoácido que o corpo converte em serotonina, neurotransmissor responsável por promover a sensação de calma e bem-estar. A serotonina, por sua vez, é precursora da melatonina, hormônio do sono.
Rica em potássio, esse mineral também pode ajudar a regular a pressão arterial e a função muscular, contribuindo para um sono mais tranquilo. Apesar de algumas pessoas dizerem ao contrário, ela é uma fruta de fácil digestão e não sobrecarrega o sistema digestivo antes de dormir.
Como o mito se popularizou?
Algumas pessoas podem sentir um pouco de azia ou refluxo após comer banana, mas isso geralmente ocorre em casos de consumo excessivo ou em indivíduos com predisposição a esses problemas. Além disso, a banana possui um gosto natural de açúcar, mas a quantidade é relativamente baixa e não interfere significativamente no sono.
A banana é uma fruta nutritiva e versátil que pode ser consumida em qualquer horário do dia, inclusive à noite. Se você gosta de comer banana antes de dormir e não apresenta nenhum problema digestivo, não há motivos para se preocupar.