Quando pensamos em criar aves em casa, é preciso se atentar com cuidado nas espécies que são permitidas pela legislação, visando preservar os pássaros da melhor maneira possível. Por conta disso, é preciso saber a diferença entre quais periquitos pode ser criado em cativeiro ou não, pois no Brasil, pode ou não ser crime, dependendo da espécie e da forma como a ave foi adquirida.
Veja a diferença entre as espécies de periquitos
Periquito-Australiano (Melopsittacus undulatus):
Essa ave é uma espécie exótica e não é nativa no Brasil. Apesar disso, criar e comercializar eles no país é legal, desde que os animais sejam adquiridos de criadores legalizados e que estejam em conformidade com as leis ambientais, mas não é necessário ter autorização do IBAMA para criar essa espécie em casa.
Periquitos Nativos
Com as espécies nativas, como no caso do periquito-rico (Brotogeris tirica) e o periquito-verde (Brotogeris versicolurus), é ilegal tê-las em casa se forem retiradas da natureza. A criação e comercialização de espécies nativas só são permitidas se os pássaros forem adquiridos de criadores autorizados pelo IBAMA e devidamente registrados.
Outras informações para criar periquitos em casa
No Brasil, criar e comercializar aves silvestres é crime ambiental e é necessário se certificar de quais documentações são necessárias para fazer isso de forma legal. Caso seja autuado, poderá ter penalidades que incluem multas e até prisão. Para garantir que você está agindo de acordo com a lei, sempre compre aves de criadores legalizados e verifique a documentação fornecida.
Para não correr esse risco, antes de criar periquitos certificar-se de que está cumprindo todas as exigências legais e de que os animais foram adquiridos de fontes confiáveis e autorizadas.