Conhecida por seus benefícios nutritivos, a Fava é uma leguminosa versátil que pode ser uma ótima opção para ser cultivada, já que requer pouca manutenção, mesmo que tenha alguns cuidados essenciais.
Confira também: Erros comuns no cuidado das plantas e como evitá-los
O primeiro passo para cultivar a Fava, é saber o local, pois elas preferem ficar expostas ao sol, com solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. Antes do plantio, é importante adicionar composto orgânico ou adubo bem curtido ao solo para enriquecê-lo com nutrientes.
Após esse processo, é indicado plantar as sementes entre o outono ou início da primavera, dependendo do clima da região. Nesse processo, enterre as sementes a cerca de 5 cm de profundidade, deixando um espaçamento de cerca de 20 cm entre as sementes e 40 cm entre as linhas.
Cuidados durante o crescimento e colheita da Fava
Sobre a rega, o solo precisa se manter úmido, especialmente durante os períodos mais secos. Evite encharcamentos. Durante o crescimento, você pode realizar adubações complementares com adubo líquido rico em nitrogênio. Lembre-se de tomar cuidado com as pragas, pois a Fava é uma planta resistente, mas pode ser atingida por pulgões e doenças fúngicas. Se necessário, utilize produtos biológicos para controle.
Se as plantas crescerem muito altas, pode ser necessário fornecer algum tipo de suporte para evitar que se quebrem. Tudo ocorrendo bem, o momento da colheita será quando notar as vagens firmes e bem desenvolvidas, com as sementes macias. Para colher, puxe as vagens com cuidado para não danificar a planta.