A relação de coexistência do homem com o lobo é revestida de mistérios e fascínio. Conhecido como um dos primeiros animais a serem domesticados pelos humanos, originando assim os cães domésticos, os lobos têm uma convivência milenar com nossa espécie.
Entre as diversas espécies de lobos existentes, daremos foco aos impressionantes lobos pretos.
Elementos de inúmeras lendas, os lobos são famosos pelo seu uivo, uma de suas características mais marcantes. Apesar disso, são pouquíssimos os casos registrados de ataques a seres humanos.
Uma vez que se sintam ameaçados, no entanto, eles tendem a reagir de maneira agressiva para a defesa própria. Mas não se engane, apesar do tamanho e força intimidantes, é muito improvável que um humano faça parte do cardápio destes animais.
Características e comportamento das Alcateias
O termo para designar um grupo de lobos é alcateia. Dentro deste grupo, há uma clara divisão de funções e respeito mútuo. A figura do macho alfa, líder da alcateia, é bem conhecida.
Ao contrário da imagem difundida pela mídia, o macho alfa não é necessariamente o mais agressivo, mas o que busca o bem estar do grupo, protegendo os mais fracos e resolvendo impasses.
Conheça mais o Lobo preto
Os lobos pretos são uma das espécies mais curiosas de lobos. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford revelou que a coloração escura dos lobos é resultado de uma mutação genética encontrada apenas em cães domésticos. Assim, deduziu-se que os lobos pretos são fruto da mistura de lobos com cães.
A domesticabilidade dos lobos é possível?
Apaixonar-se por um filhote de lobo pode não ser tão difícil. Eles são brincalhões e adoram companhia, muito como um filhote de cachorro. Mas à medida que crescem, o seu instinto selvagem torna-se cada vez mais forte, tornando a sua convivência com humanos cada vez mais complicada e potencialmente perigosa.
Curiosidades sobre os Lobos Pretos
Os lobos pretos têm algumas peculiaridades que os diferenciam dos outros. Sua mordida consegue gerar uma pressão de até 500kg! Seu instinto natural, incorporado em todos os aspectos de seu corpo, os torna notoriamente superiores a um cachorro em um eventual confronto. Nem uma raça de cães forte como um Pastor Alemão ou um Pit Bull teria vantagem contra um lobo num enfrentamento.
Contrariamente ao que muitos possam pensar, somente o macho-alfa procria na alcateia. Este, com uma única fêmea, é responsável por gerar a nova geração de lobos. Em casos de caça, grupos formados por 6 a 10 animais atuam de modo coordenado, onde abanar o rabo após encontrar uma presa é uma comemoração comum.
Infelizmente, os lobos pretos estão ameaçados de extinção. Entre os motivos para isso, podemos citar a caça por parte de contrabandistas visando sua pele e os episódios tristes em que tentativas falhas de domesticar esses animais levam à sua morte.