O bambu da sorte, além de ser um presente popular e um símbolo de boa sorte, é uma planta bastante resistente e fácil de cuidar. Seguindo algumas dicas simples, você pode ter um bambu saudável e vibrante por muito tempo. Popular por sua misticidade, o bambu da sorte está presente nos lares de milhares de pessoas, mas talvez nem todos saibam quais são suas necessidades.
Apesar de ser uma planta resistente e de fácil cuidado, o bambu da sorte não aprecia a luz solar direta. A exposição prolongada ao sol pode causar queimaduras em suas folhas, pois elas são sensíveis e podem ficar amareladas ou queimadas com a incidência direta dos raios solares. Outro fator negativo é causar desidratação, pois o sol forte pode acelerar a evaporação da água, desidratando a planta.
Por isso, é uma ótima opção para ser uma planta que fica bem dentro de casa, servindo para purificar o ambiente e dar um toque de verde essencial.
Veja abaixo outros cuidados para ter com o bambu da sorte
O bambu da sorte, apesar do nome, não é um bambu verdadeiro e possui características diferentes. Ele se desenvolveu em ambientes sombreados e úmidos, por isso, a luz solar direta não faz parte do seu habitat natural. Desta maneira, deixo-os em um local com bastante claridade, mas sem exposição direta ao sol. Uma janela com cortina ou um local próximo a uma janela, mas sem luz solar incidindo diretamente, são ótimas opções.
Para mantê-lo saudável, saiba que é uma planta que não precisa de muita água, podendo ser trocada a cada 15 dias. A quantidade de água vai depender do tamanho do vaso e da temperatura ambiente. É indicado usar adubo líquido específico para plantas ornamentais a cada 3 meses e opte por vasos de vidro transparente para que você possa acompanhar o crescimento das raízes.