Criado em 1972, o Jardim Botânico de Medellín, oficialmente chamado Jardín Botánico Joaquín Antonio Uribe, é um dos principais pontos turísticos da cidade de Medellín, Colômbia. Nele, é possível encontrar uma área de aproximadamente 13,2 hectares e é considerado o refúgio verde no meio da cidade, permitindo que o público tenha acesso a variedade da flora local, além de ter outras atividades dentro do parque.
Um dos principais destaques do Jardim é o seu Orquideorama, uma estrutura arquitetônica impressionante por abrigar orquídeas, bromélias e outras plantas tropicais. Nele, também é possível ver a Coleção de Palmeiras e a Casa das Borboletas, que abriga várias espécies de borboletas, onde os visitantes podem observar de perto o ciclo de vida desses insetos fascinantes.
Outros motivos para visitar o Jardim Botânico de Medellín
Além de plantas, também é possível encontrar animais no parque, pois foi criado a Laguna de Guaduas, um lago artificial que recriou a vegetação nativa e permitiu que algumas aves aquáticas e outros animais possam viver neles.
No local, o Jardim também abriga um Bosque Tropical, Herbário e possui um Centro de Educação Ambiental, que oferece programas educacionais, workshops e atividades voltadas para a conscientização ambiental. Entre outras atividades, estão: Biblioteca Botânica, Restaurante e Café e Lojas de Souvenirs.
O Jardim Botânico de Medellín é um dos principais locais de preservação da América do Sul e possui cerca de 1.000 espécies vivas e 4.500 indivíduos. Durante o ano, é possível encontrar outras atividades agendadas, como: Feira das Flores, Concertos e Eventos Culturais e Visitas Guiadas.