O tubarão branco é uma das espécies mais temidas do reino animal, sendo um dos mais ferozes dos oceanos. Seu nome cinético é Carcharodon carcharias e é uma das criaturas marinhas mais fascinantes e temidas do planeta. Com sua aparência imponente e sua reputação de predador ápice, o tubarão branco desperta tanto curiosidade quanto medo.
Por conta disso, existem algumas curiosidades em torno da sua existência, como ter noção da potência da sua mordida, por conta da sua quantidade de dentes. A situação fica ainda mais alarmante quando comparada com outros animais. Por exemplo, uma onça-pintada possui 30 dentes, enquanto o tubarão branco tem cerca de 3.000 dentes!
Por que o tubarão branco tem tantos dentes?
Por ser um caçador nato, os tubarões brancos possuem essa quantidade de dente para facilitar no momento de pegar a presa. Os dentes dos tubarões são afiados e serrilhados, perfeitos para cortar e rasgar a carne de suas presas. Mas, existe outra curiosidade em torno dessa quantidade, pois ao longo da vida do tubarão, seus dentes se desgastam e caem. Para garantir que sempre esteja pronto para caçar, novos dentes crescem para substituir os antigos.
Outras características sobre o tubarão branco
Os tubarões brancos são um dos maiores peixes predadores do mundo, podendo atingir até 6 metros de comprimento e pesar mais de 2 toneladas. As fêmeas tendem a ser maiores que os machos. Um dos principais destaques da sua anatomia é ter uma coloração que serve perfeitamente para camuflagem. A parte superior do corpo é cinza-escuro, o que o ajuda a se misturar com as profundezas do oceano, enquanto a parte inferior é branca, tornando-o mais difícil de ser detectado quando visto de baixo.