Sabemos que as orquídeas são plantas elegantes que possuem um valor diferente no mercado, quando comparadas às outras espécies por causa de suas características. Existem várias espécies de orquídeas, mas a “Shenzhen Nongke” é de longe uma das plantas mais raras e caras do mundo.
Confira também: Compreendendo o mundo das plantas
Ela foi desenvolvida por cientistas chineses que faziam parte do grupo Shenzhen Nongke, por isso tem esse nome peculiar. Essa espécie de orquídea foi criada em laboratório e se desenvolveu depois de oito anos de pesquisa. Considerada raríssima, em 2005 foi vendida em um leilão para um colecionador anônimo por 1,68 milhão de yuans, cerca de US$ 202 mil (aproximadamente R$ 1.059.853 em 2021 quando a notícia foi publicada).
O que lhe diferencia de outras orquídeas é a sua flor com pétalas que geralmente apresentam uma coloração esbranquiçada ou esverdeada, com detalhes sutis de outras cores. Sua floração é rara, ocorrendo apenas uma vez a cada 4 ou 5 anos.
Por ser uma planta rara, os cuidados são complexos e exigem um ambiente controlado para que seja capaz de florescer e se manter viva. A Shenzhen Nongke requer condições específicas de temperatura, umidade e iluminação. Mas, algumas coisas são semelhantes com as outras espécies de orquídeas, como a quantidade de água. A rega precisa ser regular, mas com cuidado para não encharcar o substrato, pois isso pode causar apodrecimento das raízes.
Em 2005, sua criação foi algo que inovou a ciência e representou um avanço importante da biotecnologia aplicada ao cultivo de plantas ornamentais. Por sua complexidade, a orquídea Shenzhen Nongke é considerada um símbolo de luxo e exclusividade.