Os ursos constituem uma família de mamíferos carnívoros de grande porte, contendo os ursos e também pandas, os quais podem ser encontrados na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, cada um deles com suas características, principalmente quanto a hibernação.
A hibernação é um estado de atividade mínima e depressão metabólica sofrido por algumas espécies animais, sendo uma heterotermia sazonal caracterizada por baixa temperatura corporal, respiração e frequência cardíaca lentas e baixa taxa metabólica.
O biólogo e professor no Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB), André Mendonça, revela que alguns ursos, a exemplo do polar e andino, são ativos durante todo o ano, sendo as espécies urso-negro e o urso-pardo as únicas que praticam e são associadas à hibernação.
Segundo André Mendonça, confira quanto tempo os ursos-negros e o ursos-pardos hibernam, leia:
“Essas espécies conseguem hibernar de 5 a 7 meses por ano, sendo que não comem, bebem, urinam ou até mesmo defecam. Durante a hibernação, o metabolismo do urso-negro diminui 25% da taxa normal e os batimentos cardíacos baixam de 55 para apenas 9 batimentos por minuto. Ao retornar à temperatura corporal normal e emergir das tocas, os ursos ainda conseguem manter a taxa metabólica reduzida por até três semanas.”
Características dos Ursos-negros e o Ursos-pardos
Conheça as características dos Ursos-negros e o Ursos-pardos:
Ursos-pardos
- Tamanho: Ursos-pardos são geralmente maiores que os ursos-negros. Podem pesar entre 180 a 680 kg, dependendo da subespécie e da região.
- Pelagem: A pelagem varia de marrom-claro a marrom escuro, mas pode incluir tons de cinza e até prateado. Alguns têm uma corcova musculosa distintiva nos ombros.
- Garras: Têm garras longas e curvas boas para cavar.
Ursos-Negros
- Tamanho: Menores que os ursos-pardos, com peso variando entre 90 a 270 kg.
- Pelagem: Embora seu nome sugira uma cor preta, sua pelagem pode variar do preto ao marrom, canela e até branco (no caso de ursos-negros Kermode ou “ursos-espíritos”).
- Garras: Garras mais curtas e retas, adaptadas para escalar árvores.