Quando falamos em plantas carnívoras, vem em nossas mentes que elas conseguem se alimentar de uma forma diferente de outras plantas convencionais, já que conseguiram evoluir ao ponto de precisar de insetos ou pequenos roedores para se nutrir. Há alguns meses atrás, um vídeo chocou a internet, quando uma planta carnívora comeu um pequeno sapo e cuspiu os seus ossos.
Isso ocorreu no quintal de casa de um influenciador, que encontrou um sapo morto e decidiu dar para planta carnívora se alimentar. No vídeo, é possível ver ele colocando o sapo inteiro na planta, porém, o processo de alimentação é lento e demora 30 dias para ver o que restou do anfíbio. Quando ele abre a planta, ele nota que ela digeriu o sapo inteiro e sobraram só os ossos do animal.
Quem fez esse experimento foi Rafael Ferrarezi, que ainda mostra no vídeo, que sobrou apenas uma água escura que descreveu como “podre”. Ele corta a planta e coloca os restos do sapo em uma bacia para conseguir peneirar os restos do anfíbio.
Quais plantas carnívoras podem fazer isso?
Vale ressaltar que, após esse vídeo viralizar, muitas pessoas se perguntaram se todas as espécies de plantas carnívoras podem fazer isso, porém, a resposta é não. Quem se destaca nesse tipo de método são as Nepenthes, que, além de se alimentarem de insetos pequenos, também podem comer pequenos anfíbios e, ocasionalmente, pequenos roedores, mas nada maior que isso.
Em sua maioria, elas se alimentam de pequenos insetos e chama a atenção também por terem uma beleza exótica, servindo também de decoração.