Vídeo de cãozinho brasileiro que só responde a comandos em inglês viraliza nas redes

O cãozinho vira-lata Zero fez sucesso nas redes sociais por um motivo curioso: o doguinho brasileiro só cumpre comandos quando a sua tutora faz eles em inglês (!).

O fato curioso foi compartilhado pela criadora de conteúdo Paulinne Pontarolli, da página @2dogsemeio, que conta com mais de 90 mil seguidores no Instagram. Ela apresenta o cotidiano dos seus “doguinhos de apartamento”. O Zero aparece só de vez em quando, já que Paulinne adotou ele junto com o seu ex e os dois fazem uma espécie de “guarda compartilhada”.

Por que Zero só atende comandos em inglês?

O ex-namorado de Paulinne, com quem ela adotou o Zero, era norte-americano e só falava em inglês. “Consequentemente, a gente só falava inglês em casa, o que fez com que o Zero acreditasse piamente que ele era americano também apesar de nunca ter botado o pé para fora de Paraná e Santa Catarina”, explicou Paulinne em seu Instagram. “Deixa ele dormindo a noite sabendo que é gringo”, brinca a curitibana.

Espera… cachorros conseguem distinguir idiomas?

Sim! Pesquisadores do Departamento de Etologia da Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, publicaram um estudo em 2022 na NeuroImage, revelando que o cérebro canino demonstra padrões de atividades cerebrais diferentes ao ouvir um idioma familiar ou não. Foi o primeiro estudo a demonstrar que um cérebro não humano pode distinguir entre idiomas.

“Cada língua é caracterizada por uma variedade de regularidades auditivas. Nossos achados sugerem que durante a sua vida com humanos, os cachorros absorvem essas regularidades da língua à qual são expostos”, explica o coautor Raúl Hernández-Pérez.

Segundo o autor sênior do estudo, Attila Andics, os cães podem ter evoluído ao longo dos anos, devido a convivência com humanos, para se tornarem “ouvintes melhores”.

Fonte: Terra e  Revista Galileu.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.