Ao viajar e deixar o cachorro sozinho em casa, os tutores estão causando um risco a vida do animal, o qual pode sentir sintomas como ansiedade, estresse e até mesmo depressão, a depender do tempo de duração da viagem e quantos dias fora de casa ficarão.
Mesmo deixando água e comida suficiente para os cães, os tutores podem responder na justiça pelo crime de abandono, segundo a Lei Federal nº 14.064/20, onde prevê uma pena de detenção de até 5 anos para crimes de maus-tratos a cães e gatos.
O que fazer ao deixar o animal sozinho em casa?
Ao dar uma saída, seja para trabalho ou qualquer outra necessidade, os cães acabam ficando sozinhos, assim, acabam sentindo estresse, ansiedade e até chorando para os tutores em algumas ocasiões. Com isso, listamos 3 dicas para evitar que o cachorro fique com a tristeza e os sentimentos de solidão, veja:
- Treinamento Gradual: Acostume seu cão a ficar sozinho de maneira gradual. Comece deixando-o sozinho por curtos períodos e aumente o tempo aos poucos. Recompense-o por comportamentos calmos e tranquilos;
- Exercício Físico e Mental: Pratique exercícios físicos e mentais com os cães, que quando cansados são menos propensos a ficar ansiosos. Brinque com ele, leve-o para passear e ofereça brinquedos interativos;
- Crie um Espaço Confortável: Prepare um espaço confortável e seguro onde seu cão possa ficar quando você sair. Coloque brinquedos, uma cama aconchegante e talvez um item com o seu cheiro, como uma camiseta usada.