Veja estratégias para conseguir ter uma ótima noite de sono

Uma boa noite de sono é essencial para o bom funcionamento do corpo, mas ela não é tão fácil para todo mundo. No ano passado, um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono, como insônia e apneia.

Além de ser um sinal de alerta que pode indicar problemas de saúde física ou mental, a privação de sono também pode contribuir para outros problemas. A longo prazo, essa dificuldade para dormir eleva risco para doenças cardiovasculares e até para a depressão.

Temos que apontar: dormir mal de vez em quando não significa que você tem insônia. A insônia é uma condição crônica que muitas vezes precisa ser tratada com medicamentos. Se você não tem insônia, mas está sentindo que seu sono não tem te proporcionado o descanso necessário…

Confira algumas dicas para uma boa noite de sono:

1. Passe mais tempo à luz do sol durante o dia

Os resultados de um estudo de 2022 mostram que se expor mais à luz do sol durante o dia pode melhor a qualidade e a duração do seu sono, além de te ajudar a ter mais energia no dia.

2. Reduza a exposição de luz azul à noite

Exposição à luz durante a noite reduz o nível de alguns hormônios que te ajudam a relaxar e a dormir. A pior delas é a luz azul, emitida por aparelhos eletrônicos como celulares e computadores.

3. Evite comer muito antes de ir dormir

Faça refeições maiores algumas horas antes de ir dormir e, caso você precise comer mais tarde, prefira lanches pequenos. O tipo de comida também influencia o seu sono. Comidas com alto nível de carboidrato prejudicam mais o seu sono do que as com um baixo nível, por exemplo.

4. Não beba líquidos antes de ir dormir

Ter que ficar levantando de madrugada para ir ao banheiro urinar tem efeitos negativos sobre o sono, então tente parar de beber líquidos uma ou duas horas antes de ir para cama.

Fonte: Ministério da Saúde, CNN Brasil e Healthline.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.