Questões de gênero vêm sendo implantadas no nosso cotidiano e é preciso respeitar a escolha individual de cada um. Quando o assunto é gênero não-binário, muitos ainda não levam isso a série, porém, existem pais que se preocupam em definir o nome do filho, pensando na liberdade que ela possa ter no futuro.
Por isso, os nomes neutros são aqueles que não estão associados a um gênero específico, ou seja, podem ser utilizados tanto por pessoas que se identificam como homens, mulheres ou não se identificam com nenhum dos gêneros. Essa escolha por nomes neutros reflete uma tendência crescente de desafiar as normas de gênero e buscar uma maior liberdade de expressão.
Além da questão de gênero, escolher um nome neutro ajuda no momento de indecisão e também para pais que só querem saber o gênero depois do nascimento.
Veja abaixo exemplos de nomes neutros
- Nomes curtos e simples: Alex, Taylor, Sam, Kim, Jordan
- Nomes com origens diversas: Ariel, Riley, Avery, Morgan, Jamie
- Nomes inspirados na natureza: River, Sky, Rain, River, Forest
- Nomes com significados universais: Paz, Amor, Luz, Esperança
Outros exemplos e significados
Em outras culturas, também é possível encontrar nomes neutros com significados, como Kai, de origem havaiana, que significa “mar”, “oceano”, “aquele que vem do mar” oi “marinho”. Ele é popular em países da Ásia, sendo muito utilizado na China. Como usado acima, Ariel também é uma boa alternativa, pois significa “leão de Deus” e pode ser usado de várias formas, até mesmo para bichos de estimação.