O urso do sol, conhecido também como urso-malaio ou urso-dos-coqueiros, é a espécie dos mamíferos menor já registrada no mundo, pelagem curta e preta e por uma mancha distinta, de forma crescente em seu peito, muito semelhante a um sol nascente, por isso o nome.
De nome científico Helarctos malayanus, o urso do sol é um animal selvagem, assim, pode oferecer certo risco aos seres humanos, caso ele se sinta ameaçado, podendo atacar garras fortes e afiadas e dentes poderosos, gerando ferimentos graves nestes casos.
Apesar de todo o perigo, os ursos do sol podem ser encontrados apenas em florestas tropicais e subtropicais densas no Sudeste Asiático, incluindo países como Malásia, Tailândia, Indonésia, e Myanmar, não estando presente em território brasileiro.
Leia também: A Dama e o Vagabundo: qual é a raça dos cachorros do filme
Conheça mais sobre o Urso do Sol
A seguir, confira as principais características do Urso do Sol, veja:
Tamanho e Peso:
- É o menor de todas as espécies de ursos. Os adultos medem geralmente entre 1,2 a 1,5 metros de comprimento e pesam entre 27 a 65 kg, com as fêmeas sendo um pouco menores que os machos.
Pelagem:
- A pelagem é curta, densa e de cor preta ou marrom muito escura. Uma característica marcante é a mancha em forma de meia-lua no peito, que pode variar de cor, mas geralmente é amarela ou branca. Esta mancha é única para cada indivíduo, como uma impressão digital.
Cabeça:
- A cabeça é relativamente pequena em comparação ao corpo, com o focinho curto e arredondado. Eles têm olhos pequenos e orelhas arredondadas.
Língua Longa:
- O urso-do-sol tem uma língua excepcionalmente longa, que pode medir até 20-25 cm. Essa língua longa é usada para extrair mel de colmeias e insetos de dentro de troncos de árvores.
Garras e Pés:
- Eles possuem garras longas, curvas e afiadas, que são usadas para escalar árvores e cavar. Suas patas são grandes e os pés são mais planos em comparação a outras espécies de ursos, o que facilita a escalada