Uma das principais características das suculentas é sua diversidade de formas, podendo ter formatos exóticos quando comparada às outras plantas. Inclusive, uma que chama bastante a atenção é a Moraea tortilis, que possui folhas com curvaturas, que lembram um espiral. Além disso, é uma planta capaz de gerar flores, tornado-se ainda mais apreciada por colecionadores e entusiastas de plantas exóticas devido à sua aparência única e flor que lembra uma espiral delicada.
Confira também: Babosa: 12 principais benefícios para saúde e beleza
Suas folhas em espiral se destacam, mas suas flores também é algo que chama a atenção nesta espécie. Elas possuem um formato de torção ou curvatura, criando uma aparência espiralada que é incomum e muito atraente. Esta torção pode ser o que você estava mencionando como espiral. São finas, semelhantes a lâminas, que emergem de um bulbo subterrâneo, podendo atingir até 20-40 cm de altura.
Já as flores, possuem tons de amarelo, branco ou roxo, e a torção das pétalas é uma de suas características marcantes. As flores são efêmeras, muitas vezes durando apenas um dia, mas várias podem surgir durante a estação de floração.
Nativa da África do Sul, ela é uma planta que consegue se adaptar, principalmente ao clima mediterrâneo da região, que é caracterizado por invernos úmidos e verões secos. Inclusive, ela cresce ativamente durante os meses de outono e inverno e entra em dormência no verão.
Se for cultivá-la em casa, saiba que ela é uma planta que prefere sol ou sombra parcial, precisando de regas durante o período de crescimento. Isso fará com que o solo seque entre as regas. Durante a dormência, reduza ou suspenda a rega. Inclusive, o solo precisa ser bem drenado, sendo indicado usar uma mistura arenosa ou com perlita.