Um dos animais mais raros do mundo é encontrado em ilha

Originário da Austrália Ocidental, o potoroo de Gilbert (Potorous gilbertii) é uma das espécies de marsupiais mais raras e ameaçadas do mundo. Ele é um pequeno marsupial noturno e vem enfrentando diversos desafios para sobreviver, já que foi dado como extinto durante os anos 1900. No entanto, alguns cientistas descobriram que algumas espécies ainda viviam em uma reserva australiana Two Peoples Bay em 1994.

O assunto voltou à tona quando pesquisadores encontraram dois potoroos de Gilbert. Essa revelação ocorreu através do Departamento de Biodiversidade, Conservação e Atrações (DBCA) da Austrália, que confirmou uma notícia ainda mais empolgante: um deles estavam carregando um filhote na bolsa.

 

Mais detalhes do avistamento do potoroo de Gilbert

No dia 3 de setembro, o comunicado foi publicado após câmaras de captura noturnas instaladas na área selvagem de Middle Island, uma ilha pertencente ao Arquipélago de Recherche, na costa sul da Austrália Ocidental, que conseguiu capturar os animais. 

De acordo com os dados computados, existem cerca de 120 potoroos de Gilbert pelo mundo, com cerca de 10 deles vivendo nas áreas captadas, onde recebem cuidados de uma grande equipe de biólogos e ambientalistas. É um animal relativamente pequeno, com cerca de 35 cm de comprimento e peso em torno de 1,6 kg.

Sua pelagem é marrom-avermelhada no dorso e mais clara na parte inferior. Possui patas traseiras longas e fortes, ideais para saltar e escavar, sendo animais noturnos e solitários, que passam o dia em ninhos construídos no solo. Alimenta-se principalmente de raízes, tubérculos e fungos, que encontra ao escavar o solo com suas garras afiadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.