Se você está pensando em ter um bichinho de estimação em casa, uma das possibilidades é adotar. Afinal, já existem vários pets em ONGs e abrigos apenas esperando um lar para chamar de seu. Mas essa é uma decisão importante, que deve ser tomada com responsabilidade. Confira algumas perguntas que você precisa se fazer antes de adotar um cachorro.
Eu tenho dinheiro?
Além de gastos com alimentação, você também tem as consultas com veterinários, medicamentos com certa frequência, visitas ao pet shop, entre outras despesas.
Um dos principais motivos de abandono de animais são justamente dificuldades financeiras, então, antes de adotar um bichinho, confira os seus gastos mensais e descubra se você tem dinheiro sobrando para cuidar de mais um morador na casa. Adotar de forma consciente ajuda a evitar o abandono de animais.
Eu tenho espaço?
Não tem como adotar um bichinho sem saber onde você vai colocá-lo na sua residência. Além dele precisar de um lugar para a sua casinha e suas vasilhas de comida e água, o pet, principalmente raças maiores, precisam de espaço para se movimentar e exercitar. Em espaços muito pequenos, eles vão acabar ficando estressados e ansiosos, o que provavelmente vai atrapalhar a convivência de vocês.
Eu tenho tempo?
Ter um cachorro em casa é ótimo, mas também pede dedicação. Além dos cuidados mais “básicos”, como falamos acima, você também precisa se lembrar que muitas raças de cachorros não gostam de ficar sozinhas e pedem constantes interações não só com seus tutores, mas também com outros animais. Se você tem uma rotina muito corrida e chega em casa já morto de cansaço e doido para descansar, pode ser que você não seja o melhor tutor para um cachorro.
Fonte: The Dodo.
Continue acompanhando o Animais e Pets para conferir mais dicas, notícias e causos do mundinho dos pets.