Existem várias espécies de Palmeiras e algumas delas podem ser perfeitas para serem cultivadas dentro de casa. Uma delas é a Palmeira Areca Bambu (Dypsis lutescens), que também pode ser conhecida pelo nome Areca-bambu ou Palmeira-areca. Ela é uma planta bastante popular para quem procura cultivá-la em ambientes internos por causa da sua beleza, adaptabilidade e capacidade de purificar o ar. Originária de Madagascar, ela se adapta bem a ambientes internos, desde que sejam fornecidas as condições adequadas.
Confira também: Plantas perfeitas para ambientes de pouca luz solar
Como cuidar da Palmeira Areca Bambu
Ela é uma planta que prefere a luz de forma indireta, mas pode tolerar luz média. Evite a exposição direta ao sol, pois isso pode queimar as folhas. Se a luz for mais baixa, isso pode afetar o seu crescimento e as folhas podem ficar mais espaçadas. Sobre a quantidade de água, a Areca Bambu gosta de solo úmido, mas não encharcado. Regue quando os primeiros 2 a 3 cm do solo estiverem secos ao toque.
No entanto, evite encharcar o solo, pois isso pode apodrecer suas raízes. Por isso, é indicado plantá-la em vasos com boa drenagem. Durante os meses mais frios, é bom reduzir a frequência das regas.
Vantagens de cultivar a Areca Bambu
Um dos principais benefícios de tê-la em ambientes internos é a capacidade de purificar o ar. Ela é uma das plantas recomendadas pela NASA por causa dessa função, filtrando poluentes do ar, como formaldeído, tolueno e xileno. Sua estética também é algo positivo, pois é uma planta elegante com folhas arqueadas que trazem um toque tropical e exótico para qualquer ambiente interno.
Outra vantagem é ser uma planta relativamente fácil de cuidar. A Areca Bambu é uma planta ideal tanto para iniciantes quanto para jardineiros experientes.