A babosa é uma das plantas mais conhecidas e faz parte do jardim de milhares de brasileiros, que gostam de tê-las por sua beleza e benefícios principalmente estéticos, por causa do seu gel que existe dentro das folhas. Babosa é seu nome popular, mas a planta é do gênero Aloe, especialmente Aloe vera e possui folhas grossas e carnudas que contêm um gel claro, amplamente utilizado por suas propriedades medicinais e cosméticas.
O ambiente perfeito para o seu crescimento é em climas tropicais e pode ser encontrada em várias partes do mundo, sendo cultivada também para usos agrícolas. Um dos motivos dela ser tão popular nas casas brasileiras, é que ela cresce com facilidades em vasos.
A babosa pode ser ingerida?
A Aloe vera também é conhecida por seus benefícios à saúde, mesmo não sendo aconselhada como substituta de medicações. No entanto, ela tem ações anti-inflamatória, calmante e antifúngica. Em uma edição da Nature, foi divulgado um experimento indiano que destacou o uso da planta em um hidrogel para acelerar a cicatrização do corpo.
Mas, assim como outras plantas, é preciso ter cuidado com a quantidade para ser ingerida e se atentar com a possibilidade de alergias. É aconselhado o consumo com moderação, pois grandes quantidades podem causar desconforto gastrointestinal. Com a planta, é possível fazer sucos, smoothies (shake de frutas) e até mesmo sobremesas.
Para saber se é alérgico à Aloe vera, é indicado começar utilizando a planta aos poucos para garantir que não tenha reação. Outro detalhe importante, é certificar-se que a Aloe vera seja de uma planta cultivada sem pesticidas ou produtos químicos nocivos. Porém, seja para fins medicinais, é sempre bom consultar um profissional de saúde antes de adicionar qualquer suplemento ou novo alimento à sua dieta.