Times de futebol querem multar quem fizer bolo de aniversário com a marca do time

O futebol é uma paixão nacional e é muito comum vermos crianças e adultos usando os símbolos dos seus times do coração em bolos de aniversário. Mas, acredite se quiser, isso pode gerar problema! Calma, isso não quer dizer que você não pode ter o seu bolo com temática de bolo, Mas, se você for uma confeiteira profissional, é uma péssima ideia postar bolos com esses símbolos nas suas redes sociais.

A confeiteira de São Paulo Danni viralizou no Instagram ao publicar um vídeo reclamando de profissionais da área estarem sendo impedidas de usar escudos de times em bolos. “Vocês estão vendo, gente, que tem confeiteira que já recebeu notificação extrajudicial e até multa de R$ 2 mil porque fez topo de bolo de time? Não temos um minuto de paz!”

A polêmica veio à tona esta semana, quando a empresa No Fake, contratada para combater a pirataria relacionada ao clube, notificou judicialmente confeiteiras que tinham postado bolos com o símbolo do Atlético Goianense. Elas também receberam uma multa de R$ 1,5 mil cada.

“É um sentimento de revolta. Ter que correr atrás para não ter que pagar ou entrar com advogado. Se defender de uma coisa tão simples, como um topo de bolo. Eu não tenho condições de pagar essa dívida. Foi um valor tão simbólico. Eu não dei prejuízo algum ao time”, declarou Fabiana Oliveira, uma das confeiteiras.

Porém, após a repercussão negativa do caso, o presidente do clube, Adson Batista, afirmou que as cobranças serão retiradas. “Isso é um absurdo. Já falei com os responsáveis, e isso não vai mais acontecer. Nós temos é que valorizar quem ama o nosso clube”, afirmou Batista.

Por que fazer bolos com símbolos do seu time de futebol rende multas?

As marcas dos clubes é de uso exclusivo dos clubes, algo protegido pela lei de direitos autorais. Usar as marcas sem autorização pode sim ser considerado falsificação e é passível de multa.

“Se eu falar que isso não é só para bolo de time, é tudo! Tudo que tiver direitos autorais. Sempre existiu esse tipo de coisa. Notificação para artigos de festas, personagens infantis, enfim, tudo isso tem direitos autorais”, explicou a advogada Patrícia Shimano ao Lance!.

Fonte: Crescer, CNN Brasil e Lance!

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