Apesar de parecer mentira, é verídico que a Terra está prestes a ter uma segunda lua, pelo menos por um período curto. Um asteroide, identificado como 2024 PT5, foi capturado pela gravidade da Terra e irá orbitar nosso planeta por cerca de dois meses. De acordo com os cientistas, essa “minilua” estará presente a partir do dia 29 de setembro.
Quem revelou essas informações foi a Universidad Complutense de Madrid, a partir dos dados coletados pelo Research of the AAS, da Sociedade Americana de Astronomia. Esse satélite extra ficará por pouco tempo e a projeção mostra que se afastará no dia 25 de novembro. Sua existência foi registrada pela primeira vez em 7 de agosto pelo ATLAS (Asteroid Terrestrial-Impact Last Alert System), quando foi emitido um alerta de possível impacto, observado pela NASA e pela Universidade do Havaí.
Mais detalhes da segunda lua na Terra
À medida que os asteroides viajam pelo espaço, alguns podem ser capturados pela gravidade de planetas maiores, como a Terra. Assim como nesse caso, geralmente ficam por tempo temporário e podem permanecer em órbita por alguns meses, anos ou até mesmo décadas, mas eventualmente ele pode escapar da gravidade terrestre e voltar para o espaço.
As imagens mostraram que o asteroide pode ser até 10 metros de largura, o que o tornará difícil de ser avistado nos nossos céus apesar da proximidade. Os cientistas identificaram que o 2024 PT5 é parte do Cinturão de Asteroides de Arjuna, que possui órbitas parecidas com a Terra em torno do Sol a uma distância de cerca de 150 milhões de quilômetros.
Infelizmente, ele será muito pequeno para ser visto a olho nu. Para conseguir vê-lo, será necessário telescópios e equipamentos especializados. Apesar disso, essa é uma oportunidade única para os cientistas estudarem de perto um asteroide, coletando dados sobre sua composição e comportamento.
Vale ressaltar que a NASA confirmou que o satélite é seguro e não há risco de impacto com a Terra.