Táuridas do Norte: como ver a chuva de meteoros no Brasil

Nas duas últimas semanas, bolas de fogo iluminaram algumas regiões, através dos fenômenos Táuridas do Sul e do Norte. Ativas desde outubro, as Táuridas do Norte é uma chuva de meteoros que atingiu o seu pico na madrugada de segunda (11) para terça (12), permitindo novamente que observadores possam ver essa atividade meteórica, segundo a NASA.

As Táuridas do Norte são um fenômeno astronômico que encanta observadores do céu ao redor do mundo. Essa chuva de meteoros, originária do cometa Encke, oferece um espetáculo celestial anual, com meteoros brilhantes e lentos cruzando o céu noturno. 

O que são as Táuridas do Norte?

As Táuridas são, na verdade, duas chuvas de meteoros distintas: as Táuridas do Norte e as Táuridas do Sul. Ambas compartilham a mesma origem, o cometa Encke, mas possuem radiantes (pontos no céu de onde os meteoros parecem se originar) diferentes. As Táuridas do Norte, como o nome sugere, têm seu radiante localizado na constelação de Touro (em latim, Taurus), mais próximo das Plêiades.

Até quando é possível ver esse fenômeno? 

De acordo com a Sociedade Americana de Meteoros, com a lua estando em 79% cheia, isso poderá dificultar a visibilidade dos meteoros, principalmente no início da noite. Vale ressaltar que será possível vê-las até o dia 2 de dezembro, tendo novos picos nas próximas semanas.   

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.