A Taturana, também conhecida pelos nomes tromba de elefante, marandová, maranduvá, embira, ambira, lagarta-de-fogo, bicho-cachorrinho, bicho-que-queima, bicho-cabeludo ou mandruvá, é o estágio larval de alguns insetos da ordem Lepidoptera, que tem como nome científico, Lonomia.
Mesmo com apenas seus cinco centímetros de comprimento, a taturana é um animal extremamente perigoso para a vida dos seres-humanos, possuindo um veneno que pode ser capaz de matar uma pessoa, o qual fica localizado nas cerdas, que ficam por todo seu corpo.
Nos últimos 7 anos, o Instituto Butantan alertou para os perigos do contato das pessoas com os “espinhos” envenenados de taturanas, que, desde 2017, foram responsáveis por cerca de mais de mil acidentes no país, de acordo com o Ministério da Saúde.
Caso você entre em contato com uma taturana, as consequências no organismo do ser-humano podem causar uma síndrome hemorrágica, com sangramento na gengiva e na urina, até complicações graves como a insuficiência renal aguda, nos piores casos, levando o indivíduo a morte.
Características das Taturanas
A seguir, conheça as principais características das taturanas, confira quais são:
Aparência Física:
- Cerdas ou espinhos: muitas espécies de taturanas possuem cerdas (pelos) ou espinhos em seu corpo. Essas estruturas podem ser urticantes e são uma defesa contra predadores;
- Cores e padrões: as taturanas exibem uma variedade de cores e padrões. Algumas são camufladas, enquanto outras têm cores brilhantes e padrões contrastantes que podem servir de advertência para predadores.