As suculentas são plantas fáceis de cuidar, por conta da sua resistência e capacidade de armazenar água nas folhas, caule e raízes. Mas, é preciso se atentar aos cuidados certos para que ela continue saudável e saber exatamente a quantidade de água no momento da rega, pois essas plantas são adaptadas a condições de baixa umidade e podem ser facilmente prejudicadas pelo excesso de água.
Confira também: Alamanda: Aprenda como trazer cor para a sua casa
As estações do ano são fatores que podem influenciar na quantidade de água que a suculenta pode precisar. Por exemplo, durante o verão e em climas quentes, as suculentas podem precisar de rega mais frequente, mas ainda assim, é importante deixar o solo secar completamente entre as regas. Em geral, é aconselhável regar uma vez por semana, mas ajuste conforme a necessidade. Se a suculenta estiver em um ambiente muito seco ou recebendo muita luz solar, pode ser necessário regar um pouco mais.
Durante o inverno ou em climas frios, as suculentas entram em um período de dormência e passam a precisar menos de água. É indicado regar a cada duas a quatro semanas, dependendo da umidade do ambiente e do tipo de suculenta. Lembrando sempre de certificar-se de que o solo está completamente seco antes de regar novamente.
A forma como rega também é algo relevante e existem depois métodos: rega profunda e evitando de molhar as folhas. Na primeira opção, é quando se rega de forma profunda, molhando o solo até que a água saia pelos orifícios de drenagem do vaso. Isso garante que as raízes absorvam a quantidade necessária de água. Evite deixar a planta em contato direto com a água que escorreu, pois isso pode causar apodrecimento das raízes.
É indicado não molhar suas folhas, especialmente em suculentas que têm folhas cobertas por uma fina camada de “farinha” ou cera, como a Echeveria. A água retida nas folhas pode causar apodrecimento.