Apesar das suculentas serem populares por terem baixa manutenção e não precisarem de cuidados extremos, quando a planta começa a ficar preta, significa que está dando sinais que algo de errado está acontecendo. Confira abaixo algumas causas comuns e o que você pode fazer para salvar a planta.
Confira também: Guia de flores: Conheça a Dália
Excesso de rega (apodrecimento das raízes)
Uma das principais causas da suculenta começar a ficar preta é o excesso de água. Regar demais pode gerar vários problemas e, quando as raízes ficam encharcadas por muito tempo, elas podem apodrecer, e o apodrecimento pode se espalhar para as folhas, que começam a escurecer e eventualmente ficam pretas.
Neste caso, é importante ver se as raízes estão moles ou pretas, sendo indicado cortar essas partes afetadas usando uma faca esterilizada. Em seguida, deixe a planta secar, tendo uma boa ventilação por alguns dias para que as áreas cortadas sequem. Após esse processo, replante a suculenta em um solo seco e bem drenado, usando um um substrato específico para suculentas e cactos, e certifique-se de que o vaso tenha bons orifícios de drenagem.
Queimaduras Solares
Outro fator que pode ser prejudicial para as suculentas é o excesso de sol, mesmo que essas espécies apreciem a exposição solar. Quando a planta está acostumada com pouca luz e é exposta, isso pode queimar suas folhas, deixando elas pretas. Se isso acontecer, é indicado colocá-la em locais onde receba luz filtrada ou parcial.
Fungo ou Infecção
Pode acontecer quando a planta fica exposta em locais com excesso de umidade, falta de circulação de ar, ou lesões nas folhas podem facilitar o desenvolvimento de fungos, que podem se manifestar como manchas pretas. Se notar que existem focos de fungos, é indicado cortar áreas escuras da planta com uma ferramenta esterilizada.