Originária da América do Sul, a Stevia é uma planta perene que é muito popular por ser usada como substituto do açúcar. Suas folhas verdes vívidas possuem um adoçante natural e é relativamente uma planta fácil de cuidar. Tê-la no jardim ou em vasos em casa, pode trazer vários benefícios para a saúde, tanto como um adoçante natural, como para o equilíbrio do ambiente.
Mas, para isso, é preciso se atentar aos cuidados de como cultivá-la, permitindo assim que possa usufruir de um açúcar natural muito indicado para a dieta saudável. Vale ressaltar que, além disso, ela também é uma planta com compostos antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e a reduzir a inflamação.
Confira abaixo como cultivar Stevia
A Stevia é uma planta que prefere a luz e precisa de pelo menos 6 horas do sol de forma direta. Ela pode tolerar sombra parcial, mas o crescimento será melhor em pleno sol. Quando for plantá-la, saiba que prefere um solo bem drenado e ligeiramente ácidos a neutros (pH 6,0-7,5). É recomendado adicionar matéria orgânica ao solo para melhorar a drenagem e a fertilidade.
Ela também gosta de um solo úmido mas não encharcado. Regue regularmente, especialmente durante períodos secos. É bom evitar deixá-la com muita água, pois suas raízes podem apodrecer com o tempo, fazendo com que a planta fique doente.
O momento certo da colheita é quando estiver com suas folhas vívidas e podá-la ajuda no crescimento mais espesso e saudável. É bom tirar suas folhas regularmente, especialmente antes da floração, pois as folhas são mais doces antes de a planta florescer.