Sintomas de intoxicação por chocolate em cães: como saber se o pet comeu?
Os cães quando consomem chocolates são afetados pela intoxicação causada pela substância chamada teobromina, é o principal composto presente no cacau, fruta usada para a produção e desenvolvimento do chocolate, podendo levar o cachorro até a morte nos casos mais graves.
Caso não saiba se o seu cachorro ingeriu chocolate, você pode perceber a partir dos sinais e sintomas que ele mostrará, sejam eles os mais simples ou mais graves, a depender da quantidade de consumida por eles, sendo diretamente proporcional a presença da teobromina.
Os principais sintomas mostrados pelos cães quando consomem chocolate são os seguintes: a hiperatividade, respiração ofegante, batimentos cardíacos acelerados ou arrítmicos, espasmos e tremores musculares, convulsões, febre, vômitos, diarreia, movimentos descoordenados, hemorragia intestinal, coma e até morte.
Com a alta da compra de chocolates na semana santa, que passou durante o último final de semana, os tutores tiveram que tomar cuidado com seus cães, pois o chocolate é uma alimento muito palatável aos animais, assim os deixando eufóricos e pedintes.
Confira a seguir o nível de toxidade dos diversos tipos de chocolates que estão presentes nas principais prateleiras de lojas e supermercados, veja a tabela:
O que diz o Conselho Federal de Medicina Veterinária?
Em resposta ao consumo de chocolate entre os cães, o Conselho Federal de Medicina Veterinária, através do médico-veterinário Marcelo Weinstein Teixeira, conselheiro efetivo da organização, ele adverte aos tutores e explica o por que da intoxicação acontecer. Confira a fala de Teixeira:
“Quanto maior a quantidade de cacau na composição do chocolate, maior a porcentagem de teobromina e, com isso, maiores serão os efeitos. Por esse motivo, quanto mais amargo (mais escuro) o chocolate, mais teobromina ele tem e, consequentemente, maior o risco para a saúde do animal.”