O colesterol é uma substância gordurosa presente em todas as células do nosso corpo, sendo fundamental para diversas funções, como a produção de hormônios, a formação das membranas celulares e a produção da bile, que ajuda na digestão das gorduras. No entanto, quando abusamos de alimentos ricos em gordura, o colesterol age de forma silenciosa e pode gerar diversos problemas se não estiver equilibrado.
Embora o colesterol alto seja uma condição que geralmente não apresenta sintomas visíveis, em alguns casos, ele pode se manifestar através de alterações na pele. Lembrando que, alguns desses sinais não são exclusivos dos níveis elevados do colesterol e podem estar relacionados a outras condições de saúde.
Saiba quais sinais na pele indicam colesterol alto
Existem alguns sintomas que são conhecidos como Xantomas, pequenos depósitos amarelos que se acumulam na pele. Podem aparecer nas pálpebras (xantelasma), tanto superior quanto inferior, nos tendões, se tiver acúmulo de gordura nos joelhos ou mãos e, por fim, na pele, com manchas planas ou levemente elevadas em qualquer parte do corpo.
Outros sinais:
- Angina cutânea: Essa condição causa dor nas pernas ao caminhar devido à má circulação sanguínea, que pode estar relacionada ao acúmulo de placas de gordura nas artérias.
- Eritema palmar: Vermelhidão nas palmas das mãos, que pode ser um sinal de problemas no fígado, incluindo condições que afetam o metabolismo do colesterol.
- Livedo reticular: Padrão de rede vermelho ou roxo na pele, especialmente nas pernas, causado por problemas na circulação sanguínea.
É importante lembrar:
- Nem todos com colesterol alto apresentarão esses sinais: Muitas pessoas com colesterol alto não terão nenhum sintoma visível na pele.
- Outros fatores podem causar esses sinais: As condições mencionadas acima podem ter outras causas além do colesterol alto.