As mangueiras são árvores bastante populares em nosso país e podem ser encontradas em diversos lugares, tanto em praças, parques ou até mesmo em jardins residências. Mas, cuidar de uma mangueira envolve várias práticas para garantir que a árvore cresça saudável e produza frutas de qualidade. Por isso, se atente abaixo aos cuidados necessários no momento da poda, que é algo que pode ser fundamental para mantê-la saudável.
Confira também: Decoração com plantas para varanda: Veja 10 opções
1°- Cortar o ramo principal
Quando notar que a árvore está crescendo demais e tem interesse em podá-la, é preciso tomar cuidado na hora de escolher o ramo certo. É indicado cortar o ramo que passe de 1m de altura, pois isso pode ajudar a promover o crescimento do tronco e de ramos fortes e horizontais que darão forma à sua árvore. Mas, depois de um tempo, cerca de 12 a 18 meses depois, reduza esse ramo principal para cerca de 60 a 70 cm, utilizando uma tesoura.
2°- Remova ramos horizontais
Depois que a mangueira crescer bem, cerca de seis ou sete meses depois, novos ramos crescerão novamente e é indicado deixar apenas três ou quatro ramos horizontais, cada um igualmente espaçados entre si. Cuidado para não remover todos os ramos, pois isso pode afetar o crescimento da árvore.
3°- Manter membros da armação principal
É indicado deixar os membros da armação principal passarem de 1 m de comprimento. Assim, quando notar que três ou quatro membros horizontais cresceram bem, cerca de 18 a 24 meses após o plantio, reduza-os para 1m de comprimento. Lembrando que também é recomendado remover as folhas com dedos durante a poda e sempre cortando os ramos horizontais abaixo do corte inicial no segundo ano.