Sabemos que as suculentas são ótimas opções para pessoas que procuram flores exóticas e que possuem uma grande resistência, quando comparadas a outras espécies. Mas, apesar da facilidade de cultivo, é importante se atentar nas necessidades que a planta tem e, caso esteja demonstrando alguns sinais negativos, é importante agir para que elas não morram.
Confira também: Guia de flores: Conheça a incrível Celósia
1° Misturar areia ao substrato
Apesar das suculentas não serem muito exigentes, mantê-las em um solo rico e apropriado fará com que tenham mais saúde e continuem vívidas. Assim como os cactos, as suculentas são plantas de origem desértica e preferem solo bem leve, poroso e drenável. Existem vários adubos que ajudam nesse processo e prefira terras com substratos para mudas com areia comum, podendo ser qualquer tipo de areia: grossa, fina ou até de construção.
Se preferir, também pode usar adubos caseiros, como cascas de ovos trituradas. Plantas que preferem ficar no sol precisam mais cálcio do que as plantas que ficam nas sombras.
2° Limpeza e remoção de folhas secas
Quando notar que existem folhas mortas, é importante removê-las. Além de ajudar na aparência, também previne o crescimento de fungos e pragas. Com a retirada das folhas mortas, a planta terá uma aparência mais saudável e organizada, permitindo que tenha espaço para crescer mais saudável.
3° Hidratação Correta
O excesso de água é algo que pode ser prejudicial para uma planta que possui um sistema de armazenamento. É importante regar somente quando o solo estiver seco, permitindo que a água escorra pelos furos de drenagem. No entanto, não regue novamente dentro desses 5 dias, isso porque as suculentas preferem períodos de seca entre as regas.