O seu cãozinho, assim como a maioria deles, adora aproveitar quando estão ao ar livre, brincando e se jogando em ambientes gramados para aproveitar o tempo que possuem no momento, porém, a grama pode causar uma alergia para os cachorros que já possuem alguma pré-disposição, a qual é mostrada em alguns sinais para os tutores.
Caso o seu cachorro comece a se coçar com muita frequência, após o contato com a grama, realizando lambidas e mordidas constantes em algumas partes do corpo, pode ser um sinal de que ele possa ter a alergia a grama. Além disso, outros sinais que podem ser observados são irritações nas patas, pernas, barriga, peito e rosto do pet, olhos lacrimejantes e nariz escorrendo, espirros ou tosse.
Se o seu cão começa ter sinais de alergia, ele pode ter adquirido a doença de pele conhecida como Dermatite Atópica Canina, chamada também de Atopia, a qual é uma desordem cutânea alérgica, de caráter inflamatório, crônico e multifatorial, decorrente da perda da integridade da barreira epidérmica e da desregulação do sistema imune, causada pelo excesso de lambidas na pele.
Como tratar a Dermatite Atópica Canina?
Primeiramente, você deve ser o seu cachorro para ser atendido por um profissional veterinário, e assim seja feito todo o diagnóstico e tome as medidas de prevenção contra os sintomas e infecções. Após a consulta, os médicos-veterinários costumam usar as seguintes formas de tratamento, são elas: o uso de anti-histamínicos, tratamento de infecções secundárias (com antibióticos, no caso das bacterianas), a imunoterapia, entre outros.