Por ser um estado extenso, São Paulo possui muitas cidades e vários motivos podem levar os locais a ficarem sem água. No entanto, um caso ocorreu no último sábado (02/11), que chamou a atenção da população local e do restante do estado, pois o que causou a paralisação da água foi uma sucuri de 4 metros, encontrada na cidade de Cordeirópolis, em São Paulo.
A cobra foi encontrada dentro da tubulação que leva até a Estação de Tratamento (ETA) e, por isso, foi necessário interromper o abastecimento de água para retirá-la do local. O prefeito da cidade, Adinan Ortolan, usou suas redes sociais para alertar a paralisação de água, mas o abastecimento foi rapidamente normalizado: “Entrou pelo cano, Sucuri passou pela grade de proteção e entrou na tubulação de captação de água”, escreveu o prefeito de Cordeirópolis.
O que aconteceu com a cobra?
De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), infelizmente a sucuri foi encontrada morta e os técnicos de manutenção disseram que ela estava próxima da bomba de captação da represa Cascalho. Inclusive, esse caso não é raro e a instituição afirmou que outros animais também acabam entrando acidentalmente na tubulação, mesmo com grades.
A presença de sucuris no estado de São Paulo, especialmente em regiões próximas a rios e áreas de mata, é considerada comum. O estado abriga diversos ecossistemas que servem de habitat para essas grandes serpentes, que são nativas do Brasil. Lembrando que a cidade Cordeirópolis é conhecida popularmente como a “cidade da sucuri”, por ter na região a presença dessa espécie que é frequentemente encontrada em rios e lagos.