Sempre coloque cravo-da-índia no seu armário

Os fãs de cravo-da-índia provavelmente usam a especiaria em chás, para temperar sobremesas (como a canjica), etc, mas vocês talvez não conheçam um outro uso da especiaria: repelente natural.

O óleo essencial de cravo-da-índia contém eugenol, uma substância que ajuda a afastar insetos como formigas, traças e moscas. Inclusive, a especiaria pode ser uma grande aliada no combate ao Aedes aegypti, já que o óleo essencial ajuda a matar as larvas do mosquito.

Por ser esse repelente natural, o cravo-da-índia é uma ótima opção para manter os insetos fora dos armários sem precisar apelar para produtos químicos, o que pode ser especialmente útil nos armários da cozinha. Para isso, você pode colocar alguns cravos em saquinhos de tecido e colocá-los em lugares onde você quer evitar insetos. E lembre-se de trocar os saquinhos de três em três meses para que eles não percam a sua eficiência.

Outra estratégia para usar a especiaria é misturar 20 gramas de cravo-da-índia em um litro de álcool, até que o líquido fique com uma cor parecida com gasolina. Essa mistura pode ser usada em um pano para fazer a limpeza do piso, principalmente onde formigas aparecem.

Confira outros benefícios do cravo-da-índia:

Ação anti-inflamatória

O principal componente do cravo-da-índia é o eugenol, que “modula a via de sinalização e a resposta imune, reduzindo a inflamação”, explica o UOL.

Antioxidante

O eugenol ainda ajuda a reduzir a quantidade e a ação de radicais livres no organismo. Os radicais livres aceleram o envelhecimento das células.

Combate mau hálito e dor de garganta

Sim, o cravo-da-índia pode ajudar a melhor aquele bafinho por causa de suas propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e aromáticas, além de ainda combater infecções de garganta.

Potencial antidiabético

Alguns estudos apontam que a especiaria pode ajudar a regular o nível de açúcar no sangue, além de auxiliar no controle do estresse oxidativo do organismo.

Fonte: MSN e UOL.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.