Os gatos são animais sensíveis, principalmente quando o assunto é sons externos, por terem uma audição mais aguçada. Eles são capazes de ouvir frequências sonoras muito mais altas do que nós, humanos. No entanto, essa sensibilidade também os torna mais vulneráveis a certos tipos de ruídos que podem causar estresse, medo e até mesmo danos físicos.
Os tutores de felinos podem ter percebido que eles se assustam facilmente, ainda mais quando os sons são altos e repentinos. Certos barulhos, como de fogos de artifícios podem ser prejudiciais aos gatos, podendo causar pânico e até mesmo ataques cardíacos. Os trovões podem surpreender e assustá-lo de uma maneira que não imaginamos, assim como buzinas, sirenes e outros ruídos urbanos.
Veja outros sons que podem prejudicar os gatos
Os eletrodomésticos também podem ser vilões dentro de casa. Sons de aspirador de pó, liquidificador, secador de cabelo ou máquinas de lavar podem ser itens que perturbem os bichanos. Sons altos e agudos podem causar desconforto e estresse nos felinos, por isso, tente evitar fazê-los quando estiverem por perto.
Por que os gatos são tão sensíveis a certos sons?
Apesar de serem animais domésticos fofinhos, esses sons podem ser associados a perigos, como predadores ou tempestades, desencadeando uma resposta de medo e fuga. Vale ressaltar que essa regra não é universal e cada gato pode ter uma reação diferente, com alguns sendo mais sensíveis que outros.
Ao notar que seu gato fica estressado com esses sons, ofereça ao seu gato um local tranquilo e seguro para se esconder durante tempestades ou em momentos de muito barulho. Se os sintomas continuarem, é importante consultar um veterinário para entender melhor como ajudá-lo, com auxílio de florais se necessário.