Sarna em cachorro: como identificar e como tratar
A sarna é uma das doenças mais comuns entre os cachorros, a qual é causada pelo ácaro Demodex canis, um parasita que, normalmente, está presente na pele dos animais, e, de acordo com a médica-veterinária Dra. Tatiana Lina Santos, existem 3 tipos de sarna, são elas: Sarna demodécica, Sarna sarcóptica e Sarna otodécica.
Para identificar a sarna, mesmo que existam 3 tipos diferentes, os sinais e sintomas são semelhantes, sendo eles os principais, os quais podem ser facilmente indicados pelos cachorros, confira a seguir:
- alopecia (queda de pelo);
- coceira (as lesões de sarna demodécica coçam quando já estão contaminadas por bactérias);
- descamação;
- escoriações;
- feridas;
- vermelhidão ou hiperpigmentação (a pele escurece);
- odor forte;
- perda de peso.
Se observado alguns dos sintomas no cão, o tutor deve rapidamente procurar um profissional de veterinária e marcar uma consulta para diagnosticar o animal. Assim que identificada a sarna, o Dr. veterinário vai orientar o tratamento específico do canino, de acordo com o tipo de sarna que o cão contraiu.
Tipos de sarna nos cachorros?
A sarna pode acontecer em 3 formas, são elas a Sarna demodécica, Sarna sarcóptica e Sarna otodécica, que são causadas por diferentes tipos de parasitas. Confira sobre cada uma delas:
- Sarna demodécica: conhecida como sarna negra em cachorro, ela é causada pelo ácaro Demodex canis, presente na pele do cão. Ela é um tipo de sarna transmitida por outro animal em um lugar específico do corpo do animal;
- Sarna sarcóptica: esse tipo é uma das mais comuns nos cães, a qual é causada pelo parasita Sarcoptes scabiei, que não fica na pele do cão, se manifestando a partir do contato com o microorganismo;
- Sarna otodécica: ela é conhecida como a sarna de ouvido, causada pelo ácaro Otodectes cynotis, se localizando na parte interna do ouvido do animal.