Depois de ser sucesso nos Estados Unidos, há alguns anos os comércios brasileiros também adaptaram a Black Friday. Nas lojas online e presenciais, é possível ver o anúncio de que o mês de novembro já está com descontos, apesar do dia oficial ser a sexta-feira (29/11). Com a população procurando por preços mais baixos, os sites perceberam uma movimentação maior e, segundo o Google Trends, um local se destacou mais do que os outros no país.
Apesar de não ser um estado, o Distrito Federal lidera as buscas sobre a data, mostrando que a população local está mais interessada que o resto do Brasil em ofertas. No ranking, também foi possível ver que, durante o período de 30 dias, os estados do Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Paraíba também pesquisaram pelas ofertas da Black Friday.
Como surgiu a Black Friday?
A Black Friday ocorre na quarta sexta-feira de novembro, logo após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Nesse dia, lojas físicas e online oferecem descontos significativos em uma variedade de produtos, desde eletrônicos e eletrodomésticos até roupas, calçados e artigos para casa.
No Brasil, a tendência estreou em 2010 e, desde então, vem ganhando cada vez mais força. Inicialmente, as promoções eram concentradas no comércio eletrônico, mas rapidamente se espalharam para as lojas físicas. A data se tornou uma oportunidade para os consumidores encontrarem produtos com preços mais baixos e para as empresas aumentarem suas vendas.
No entanto, é preciso ter cuidado e saber pesquisar em sites verificados para não sofrer golpes. Além disso, monitore os preços para não ser enganado.