Saiba quais são os melhores alimentos para perder peso e ganhar músculos

Quando buscamos um corpo malhado, uma boa alimentação é fundamental, principalmente quando atrelada a exercícios físicos praticados com frequência. Por isso, ter disciplina é hábito que precisa ser criado e acompanhado por nutricionistas e profissionais de educação física, para saber o que cada corpo precisa. 

Dessa forma, é preciso entender como combinar perda de peso e ganho muscular, sabendo exatamente quais os alimentos podem ajudar nesse processo, ao lado de um programa de exercícios adequado. Veja abaixo algumas dicas de como escolher alimentos que forneçam os nutrientes necessários para a construção muscular e, ao mesmo tempo, contribuam para a perda de gordura.

Alimentação rica em proteína 

Fontes de proteínas são fundamentais para esse processo, pois ela é responsável pela construção e reparo muscular. Por isso, opte por carnes magras (frango, boi), peixes, ovos, leguminosas (feijão, lentilha), tofu, iogurte grego. Apesar de ser imposto como inimigo, fontes de carboidratos também são importantes, pois eles são responsáveis por fornecer energia para os treinos e ajudam a controlar o apetite.

Assim, é importante colocar no plano alimentar arroz integral, batata doce, aveia, quinoa, frutas, legumes, além de gorduras saudáveis, que são essenciais para diversas funções do organismo, incluindo a hormonal, como abacate, oleaginosas (amêndoas, nozes), azeite de oliva, sementes.

O que muda no nosso corpo com esses alimentos?

As proteínas, aumentam a saciedade, aceleram o metabolismo e são os principais blocos de construção dos músculos. Já os carboidratos complexos, ajudam na manutenção da energia de forma gradual, evitando picos de insulina e contribuindo para o controle do peso. Enquanto as gorduras saudáveis regulam os hormônios, reduzem a inflamação e ajudam a absorver vitaminas lipossolúveis.

Vale reforçar que, antes de mudar sua alimentação, é importante seguir o plano alimentar oferecido por um profissional da área, pois cada corpo tem um metabolismo diferente e, ao invés de ajudar, pode prejudicar o seu processo.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.