Saiba quais foram os 5 animais que mais mataram no Brasil em 2023

Com o desmatamento desenfreado e a expansão das cidades, muitas vezes os seres humanos acabam invadindo o hábitat natural de animais silvestres, fazendo com que eles acabem também invadindo espaços humanos e provocando acidentes. Em 2023, foram registradas 451 mortes no Brasil devido a acidentes com animais peçonhentos, segundo o Ministério da Saúde. Confira os cinco tipos de animais que mais causaram óbitos:

  1. Escorpião: 152
  2. Serpente: 138
  3. Abelha: 123
  4. Aranha: 34
  5. Lagarta: 4

Além de serem os que mais provocaram mortes acidentais em 2023, os escorpiões também foram a maior parte das notificações de acidentes, que foram mais de 340 mil no ano passado:

  1. Escorpião: 195.645
  2. Aranha: 73.119
  3. Abelha: 32.875
  4. Serpente: 31.725
  5. Lagarta: 6.906

O que fazer no caso de picada de escorpião?

Mais de 80% dos casos não requerem a aplicação do soro antiveneno, que é disponibilizado em hospitais de referência do Sistema Único de Saúde (SUS). Mesmo assim, a indicação é sempre procurar um serviço médico, ainda mais no caso de crianças pequenas, em que a picada pode ter consequências mais graves.

“É importante observar que nem todo hospital ou unidade de saúde possui soro para acidentes com animais peçonhentos. Portanto, é necessário verificar qual é o serviço do (SUS) referência para esse tipo de acidente em sua região”, explica o blog do hospital Albert Einstein.

Se possível, o ideal é levar o escorpião ou uma foto do animal que te picou para facilitar a identificação da espécie. Também é bom limpar o local com água e sabão. Uma compressa morna pode ajudar a aliviar o quadro até a chegada em um serviço médico.

Mas o mais importante é o que NÃO fazer:

  • Não é indicado colocar gelo no local
  • Não passar pomadas
  • Torniquetes, incisões e sucções são prejudiciais

Fonte: G1 e Vida Saudável.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.