Saiba de quanto em quanto tempo cortar as unhas do gato
Acabou de adotar o seu primeiro gato e ainda não tenha muita certeza de como cuidar do seu felino? Em um post anterior nós já te demos as dicas de como montar uma caixa de areia ideal, e aqui nós vamos contar de quanto em tempo você pode cortar as unhas do seu pet.
Na verdade, os gatos não costumam precisar ter suas unhas cortadas por seus tutores com frequência, já que eles mesmos costumam se encarregar de “aparar” as unhas, afiando elas em diferentes lugares (muito provavelmente no sofá da sua casa). Ainda assim, é bom você conferir as unhas do seu pet de tempos em tempos.
Você pode inspecionar as unhas do seu gato uma vez por mês se ele for jovem e saudável e ativo, passando tempo fora de casa. Mas, à medida que ele envelhecer, ou no caso de adoecer, é melhor você aumentar a frequência das inspeções, entre duas e quatro semanas.
Como saber se eu tenho que cortar as unhas do meu gato?
Se o seu gato não estiver conseguindo “lixar” elas sozinho, elas podem começar a se curvar para baixo ou a terem uma aparência mais “fosca” e menos transparente. Dependendo, elas podem até começar a crescer para dentro da pele do seu bichinho, o que deve ser tratado por um veterinário (não invente de tentar cortar sozinho nesse caso!).
Na hora de cortar as unhas do seu gato, fique de olho naquela parte rosa, o sabugo, já que ele tem terminações nervosas e vasos sanguíneos. Ou seja, se você cortar essa parte, seu gato vai sentir dor e vai sangrar. Nunca corte as unhas dele a menos de 2 mm de distância do sabugo. E se você estiver fazendo isso pela primeira vez, se possível, peça ajuda a alguém para segurar o animal enquanto você faz a “manicure”.
Fonte: Cats.com.
Continue acompanhando o Animais e Pets para conferir mais dicas, notícias e causos do mundinho dos pets.