Saiba como seu cachorro pode identificar se você está estressado

Quando não estamos nos sentido bem, é comum os animais domésticos perceberem e tentarem se aproximar como forma de “ajudar”, pedindo carinho e se aconchegando no colo ou por perto. Além disso, os cães também conseguem detectar quando seus donos estão estressados, sendo algo que fascina os tutores e a ciência. 

Essa habilidade aguçada se deve a uma combinação de fatores, que envolvem os feromônios. Quando estamos estressados, nosso corpo libera feromônios, substâncias químicas que podem ser detectadas pelo olfato apurado dos cães. Essas substâncias carregam informações sobre nosso estado emocional. 

Além disso, conforme o nosso suor muda, eles percebem, pois o estresse faz com que haja uma alteração na composição química do nosso corpo, liberando diferentes tipos de moléculas que podem ser percebidas pelos cães.

Outros fatores que fazem os cães perceberem estresse

Quando estamos estressados, também mundanos de comportamento e expressão facial. Isso faz com que os cães percebam que algo está errado, conforme alteramos nossas sobrancelhas, olhos e lábios, que ficam mais tensos. 

A postura corporal também revela muito sobre nosso estado emocional. Quando estamos tensos, nossa postura se altera, e os cães percebem essas mudanças. Assim como a tonalidade da nossa voz, que é responsável por carregar muitas informações, incluindo o tom e o volume. Os cães são sensíveis a essas variações e podem perceber quando estamos falando de forma mais alta ou mais aguda, o que pode ser um sinal de estresse.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.