As orquídeas são plantas delicadas e estão suscetíveis a atrair doenças e pragas, assim como outras espécies na natureza. Quando isso acontece, existem no mercado vários produtos que podem ajudar a eliminar as pragas, mas também algumas misturas caseiras podem ser efetivas e menos prejudiciais para a orquídea. Como por exemplo, revivê-las com vinagre, uma técnica natural que pode ser eficaz para estimular o crescimento saudável da planta, combater pragas e doenças, além de ajudar a ajustar o pH do substrato.
Confira também: Veja como plantar e cuidar do Cravo-francês com papel semente
Quando notar que a orquídea está com fungos, uma das melhores maneiras de combater esse tipo de invasor é usando vinagre de maçã. Mas, só será efetivo se diagnosticar o problema cedo e ao aplicar na planta, irá desequilibrar o pH ideal dos microrganismos, dificultando o desenvolvimento de doenças. Para isso, borrife o vinagre de maçã ou de leite de magnésia diluído em um litro de água na orquídea, no período da manhã ou final da tarde, para que o sol não queima suas folhas.
Benefícios do vinagre para Orquídeas
Ao aplicar o vinagre, isso pode ajudar a corrigir o pH do substrato, tornando-o mais adequado para orquídeas, que preferem um pH levemente ácido. Assim como dito acima, o vinagre possui propriedades antifúngicas e pode ajudar a combater fungos e pragas que atacam as orquídeas.
Cuidados ao usar vinagre
Nunca use-o puro e diretamente na planta, pois sua acidez pode ser prejudicial. Sempre dilua bem em água, mas não exagere no momento da aplicação. O uso excessivo pode causar um desequilíbrio no substrato e afetar a saúde da planta.