Quando um tutor adota um gato, ele precisa se atentar em algumas informações relevantes, para que seu bichano tenha uma vida longa e saudável. Por isso, saber a idade média que um gato passa a ser idoso é fundamental para que ele passe a ter acesso aos cuidados de acordo com o seu envelhecimento.
No entanto, a idade em que um gato é considerado idoso pode variar dependendo de sua raça, tamanho e condições de saúde. Mas, de forma geral, a partir dos 11 anos muitos gatos começam a apresentar sinais de envelhecimento.
Confira abaixo fatores que influenciam a idade em que um gato é considerado idoso
Gatos de raças maiores tendem a ter uma vida mais curta do que gatos de raças menores. Além disso, o peso também pode acelerar o processo e deixá-los idosos mais rápido, assim como doenças crônicas. Mas, o estilo de vida também é fundamental e uma dieta equilibrada, exercícios regulares e cuidados veterinários adequados podem ajudar a prolongar a vida do seu gato.
Sinais de envelhecimento em gatos
- Mudanças físicas: Pelos brancos, perda de pelos, catarata, perda de massa muscular e articulações rígidas.
- Mudanças comportamentais: Diminuição da atividade física, alterações no sono, mudanças no apetite, dificuldade para se levantar ou pular.
- Problemas de saúde: Doenças renais, doenças cardíacas, hipertensão ou artrite.
O que fazer quando seu gato está envelhecendo?
É importante levá-lo ao veterinário com mais frequência e ter os exames em dia, para que o especialista tenha um acompanhamento completo da saúde do bichano. Consulte um veterinário para indicar uma dieta adequada para a idade do seu gato, assim poderá aumentar ainda mais a expectativa de vida.