A ressonância magnética é um exame bastante preciso e utilizado pelos médicos com o objetivo de detectar, diagnosticar e monitorar o tratamento de doenças ou monitorar o corpo, seja em humanos, gatos, cachorros, entre outros animais.
Em entrevista à Rádios EBC, a médica-veterinária Taís Guimarães, coordenadora do setor de Tomografia e Ressonância Magnética do CRV Imagem, explicou a importância do exame nos animais, principalmente para encontrar doenças em estágios iniciais, assim podendo ser curadas mais facilmente. Confira a fala da médica:
“O exame de ressonância para cães e gatos na veterinária ainda não está disponível como a gente encontra para humanos. Então, é uma ferramenta mais rara, mas com potencial muito grande de ajudar em estágios iniciais de algumas doenças”
Taís Guimarães
Por ser uma ferramenta mais rara de se encontrar na veterinária, o valor de custo do exame para os cães e gatos é mais alto do que o comum para os humanos, variando entre R$ 1.500 e R$ 2.000 reais, mais de 3 vezes mais que para pessoas.
Dra. explica o principal motivo para exames nos animais?
Ainda durante a entrevista para as Rádios EBC, a médica-veterinária Taís Guimarães falou sobre quando é indicado para os tutores levares os seus animais para realizar exames. Confira:
“Na veterinária, esses exames são mais direcionados para casos de alteração neurológica, crise convulsiva ou pacientes com dificuldades de andar. Na ressonância veterinária, a gente vai investigar principalmente um paciente que é epiléptico, que tenha algum caso mais grave como tumor, por exemplo. Além, é claro, de demência.”