A Renda Portuguesa faz parte da casa de milhares de pessoas que fazem parte da família das samambaias e se destacam por ter folhagem exuberante e fácil cuidado. E para melhorar as suas qualidades, ela não é uma planta venenosa e uma curiosidade em torno dela é ser chamada de “sidi”, sendo segura para manter em casa e não apresenta riscos de toxicidade para humanos ou animais de estimação.
Confira também: Dama-da-Noite: Beleza e perfume para seu jardim
Apesar da Renda Portuguesa não ser venenosa, é sempre bom evitar a ingestão acidental das folhas e ter cuidado para não provocar irritação na pele com contato prolongado. Se houver alguma preocupação específica sobre a planta ou se notar qualquer reação adversa, consulte um profissional de saúde ou veterinário.
Características da Renda Portuguesa
Ela também pode ser conhecida pelo nome “ninho-de-pássaro” e é uma planta tropical e epífita popular por sua aparência distinta e facilidade de cuidado. Ela se destaca por suas folhas grandes, com verde brilhante e crescem a partir de um “ninho” central, dando à planta uma aparência de amarrado ou renda.
Para tê-la em casa, saiba que prefere luz indireta ou sombra parcial e é bom evitar a exposição direta ao sol, que pode queimar as folhas. Além disso, elas preferem temperaturas quentes, ideais entre 18°C e 24°C e não tolera temperaturas abaixo de 10°C. Lembrando que ela é uma planta que gosta de alta umidade e é preciso mantê-la em ambientes úmidos, sendo indicado usar um umidificador para que a umidade seja constante.